sábado, 6 de junho de 2020

Ford Landau: Amor de Gerações


Por Rodrigo Araujo


Ford Landau marcou época, trazendo conforto e segurança
Crédito: Ronald Gomes



Que os carros de colecionadores são uma febre em todo o país, isso é fato.

Fuscas, Opalas, Fiats 147, Marvericks, todo mundo conhece alguém que tem, ou já

viu alguma vez na vida esses carrões desfilando pelas ruas da cidade. Mas de onde

vem tanta paixão do brasileiro por carros colecionáveis?


Sérgio Casteudelli, de 59 anos, é um colecionador de carros de Santo André, e conta na sua garagem com um incrível Ford Landau de 1976 todo original. O carro

fazia uma alusão às carruagens e caprichava no acabamento e nos detalhes

especiais, por isso, é fácil de vê-lo em filmes de época até hoje. Com um vidro

traseiro menor para preservar a privacidade dos passageiros enquanto o teto

recebia vinil para um toque sutil de classe.


Números


Com 5,413 metros de comprimento, 1,999 m de largura, 1,412 metros de altura e 3,020 metros de entre-eixos, o Ford Landau tinha 400 litros no porta-malas e seu tanque tinha apenas 76 litros de gasolina. Tão grande, ele até que era leve, pois pesava pouco menos de 1,8 mil kg. Dotado de um enorme V8 5.0 Windsor, o sedã tinha 199 cavalos a 4.600 rpm e 39,8 kgfm a 2.400 rpm. Equipado com transmissão automática de três marchas e conversor de torque, o Ford Landau não tinha um desempenho espetacular para seu porte e potência, fazendo de 0 a 100 km/h em demorados 15,3 segundos e com máxima de 155 km/h.

O carro que é avaliado em 200 mil reais no mercado brasileiro, para Sérgio não tem preço: “pode me dar uma mansão, que eu fico com ele” e não é pra menos, já que essa paixão por carros antigos e principalmente pelo Landau vem de berço:

“Meu pai teve 3 Landau, Del rey, Corcel, Opala” não parou por aí “Meu tio também

era colecionador, ele teve o Rabo de peixe, simca e o calhambeque 67”. Um dos

desejos de Sérgio é fazer uma longa viagem com o veículo, mas acaba sendo algo

inviável por ser um carro que tem um custo de manutenção muito alta e que faz 3,5

km por litro de gasolina.


O motor V8 de 3 marchas atingiu a velocidade máxima de 160 km/h



Esses automóveis exigem cuidados especiais. A conservação levada com zelo por décadas por seus colecionadores deve ser recompensada por oficinas especializadas. Elas existem e estão devidamente focadas para se equipar das peças de reposição adequada e ferramentas essenciais para esses casos especiais de veículos clássicos.
Por isso, se o objetivo é cuidar do seu carro antigo, manter as características clássicas de fabricação essencial para a valorização e reconhecimento da prática, é preciso estar atento ao procurar um lugar na hora de levar o seu veículo para a customização e conservação adequadas.