sábado, 6 de junho de 2020

Gurgel: conheça o único carro 100% nacional

Por Rodrigo Araujo


O BR 800 foi um carro icônico para a montadora 
Crédito: Gearlheald


Para os amantes de carro, nada melhor que trazer a única relíquia brasileira sobre 4 rodas, o incrível, econômico, leve e ao mesmo tempo básico Gurgel 800 SL, completamente diferente de tudo que as grandes marcas automotivas nos ofereceram até hoje, o veículo brasileiro é especial em todos os sentidos, começando do seu lado de fora, o carro é feito de uma liga especial de plastico e fibra de vidro fazendo ele ser extremamente leve tendo um peso surpreendente e impossível de enferrujar. Vamos as características que fizeram o carro ser essa lenda que é hoje.


Motor


O motor 0.8 de dois cilindros, não deixava a desejar e era muito confiável por ter duas bobinas e que deixa o motor bem resistente não deixando nunca o proprietário do veículo. São 33 cavalos e 6,2 quilos de torque a 2500 giros, com o câmbio manual de 4 marchas, mas é um carro bem leve com apenas 650 quilos, fazendo 0 a 100km/h em 34 segundos


O motor chegava a fazer incríveis 34km/litros na estrada
Crédito: Pixabay 

Traseira


A sua traseira é quadrada e pouco acabada com parafusos para fora, assim como a sua frente era bem bonitinha e tinha o seu charme. O step não ficava no porta mala mas dentro da lataria traseira, o que era e é considerado bem estranho 



O porta malas tinha um compartimento de 125 litros que podia ser estendido 
 Crédito: Gearlheald


Dentro do carro


O duas portas da Gurgel, tinha um espaço interno bem reduzido, era um carro considerado bem popular e tinha um banco simples assim como tudo no carro, sem encosto de cabeça e cinto de 3 pontos, algo que era bem normal da época. Tem bom espaço da cabeça para o teto, mas pouco para as pernas, com assoalho bem alto do túnel central, e foi criado apenas para levar duas pessoas atrás.


Acabamento


O carro era bem revestido de tecido, e com bastante plástico aparecendo, tudo exposto e bem simples, feito para ser bem barato, assim como todo o carro


Banco do motorista


Painel super simples e de plástico, feito para ser funcional e pouco luxuoso, a porta com o mesmo material da carroceria, cheio de parafusos expostos e com caixas de som bem humildes, algo diferente são os vidros que não descem, eles correm para os lados, o que não deixava de ser funcional, e outro ponto bem curioso é o teto solar, sim isso mesmo, teto solar que tinha a espessura de meio palmo, mas que prometia muito ar correndo por ali e era um dos luxos do carro 


Painel


Assim como o restante do carro o volante é todo feito de plástico e não tem alavanca de setas, mas tinha alguns funcionamentos pouco convencionais, e todas as outras interações do carro como faróis, buzina, esguicho também eram por botões. O painel de instrumento era igual ao do gol da época, com nível de combustível e marcador de velocidade que chegava a 120km/h


Acessórios


O carro vinha com rádio que hoje é uma raridade da BOSCH com função auto-stop, outra coisa bem legal é o porta luvas que era bem pequeninho mas que dava até pra trancar com uma das 5 chaves que vinham com o carro, ao lado do volantes os botões de pisca alerta e desembaçador de vidro, também contava com alça "PQP" que é uma raridade hoje sendo opcionais de carros luxuosos, mas que já vinham de fábrica com o Gurgelzão da massa. Algo curioso é a bateria que fica dentro de uma escotilha embaixo do banco do passageiro o que fazia a distribuição de força e peso serem quase perfeita entre seus eixos.



O acabamento feito de plástico representava a simplicidade do unico carro 100% nacional
Crédito: Gearlheald

Consumo                                                                                                                                                       

Chegamos a parte mais absurda do nosso carro brasileirinho, que tinha números capaz de falir qualquer dono de posto de combustível, não é difícil de ver proprietários dessa raridade dizendo que fazem mais de 20km por litro na cidade e ultrapassam os 34km na estrada, isso muito devido ao seu peso, que se equipara até com algumas motos.


Sem dúvida o Gurgel era algo incrível pra época que prometia muito pelo seu preço ultra popular, pena que foi descontinuado devido ao falecimento do seu criador que projetou o carro mais econômico, funcional e barato em uma época que ter carros eram para poucos ou quase ninguém, essa Joia vai estar guardada na história e nos corações dos amantes de carro, sendo o único carro brasileiro da história.