As primeiras identificações de veículos (em forma de placa) surgiram em carruagens em 1783, na França. A implantação foi necessária para que as autoridades pudessem identificar os motoristas causadores de acidentes.
No Brasil o primeiro sistema de emplacamento surgiu em 1901 com apenas uma letra: P de particular ou A de alugado. Já a quantidade de números variava de 1 a 5 dígitos.
A partir da década de 40 iniciou-se o formato numérico com combinações agrupadas duas a duas que durou aproximadamente 30 anos onde deu lugar ao sistema alfanumérico : Duas letras e dois números, mas com a grande quantidade de veículos no Brasil, esse modelo foi extinguido, pelo fato de estourar o número máximo de possibilidades.
Na década de 90, o CONTRAN implementou o modelo que está em vigor até hoje: com três letras e quatro numerações, cujo a quantidade de combinações possíveis agora ultrapassa 175 milhões de sequências únicas.
Agora em 2020, O sistema de emplacamento passou por novas mudanças e essas alterações irá mexer completamente com o modelo de placa para carro de colecionadores.
Atualmente os carros de colecionadores são facilmente identificados por placas de cor preta, mas com o novo sistema implantado em 2016, “ padrão mercosul”, os modelos serão substituídos.
O Novo modelo pode ser instalados em lojas credenciadas pelo Detran em cada Estado Crédito - Feanpf.org |
O direito de usar a placa de colecionador foi adquirido em 1997 e, desde então, virou um símbolo e uma conquista enorme para os colecionadores. Mas como é possível adquirir uma placa de colecionador ?
Primeiramente é necessário que o veículo detenha 80% das peças originais, bem conservadas e ter no mínimo 30 anos de fabricação. Também é necessário passar por uma inspeção, através de um clube de veículos antigos, credenciado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e aprovado pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).
Caso passe pelos requisitos, o proprietário receberá o certificado de originalidade do veículo e do clube.
Vantagens de ter um carro com placa preta :
Os veículos mais antigos, automaticamente, são isentos de pagamento do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) , porém, os carros com placa preta, são obrigados a pagarem o licenciamento e o seguro obrigatório (DPVAT)
Devido a modernização dos automóveis, alguns modelos não possuem cinto de 3 pontos e retrovisores do lado direito. A placa preta anula a obrigatoriedade desses itens, mesmo sendo perigosa a não utilização dos mesmos.
Garantir uma posição de destaque na frota nacional, e possuir o seu valor de mercado de difícil avaliação, distinto das tabelas de valor mais usuais;